A troca dos dentes de leite é um período muito especial para toda a família. Traz um significado de crescimento, desenvolvimento e mesmo cura!
A maior parte das crianças espera por isso e esse momento tem todo um significado de “mudança de fase” para elas. Outras sentem medo e ficam ansiosas.
Devemos valorizar e dar significado, pois há um aspecto emocional importante nesse momento.
Geralmente as que anseiam e temem a troca são as mais dependentes e a forma de conduzir esse momento pode ser fator fundamental para a autonomia delas.
A preferência é que a própria criança consiga tirar o dentinho. Essa pequena conquista pode ser alicerce de aprendizado futuro.
Os adultos devem encorajar e nunca forçar uma extração com dor. Devemos respeitar cada etapa sem acelerar e nem causar traumas.
Contos de fada também fazem parte desse processo e a Fada dos Dentes deve ser valorizada!
A “troca” do dente com a Fada deve ser algo simbólico, como uma moeda ou um pequeno presente, nada que precise ser comprado em uma loja.
E nos casos onde o dente não fique mole sozinho e o permanente já presente no arco, é necessária a extração com auxílio de odontopediatra.
A troca dos dentes de leite está associada ao desenvolvimento da criança e também à cura de doenças degenerativas.
Estudos apontam que através da coleta de células-tronco presentes na polpa do dente de leite, doenças como Alzheimer e autismo poderão ser tratadas.
Leia mais: http://bit.ly/2aFMfSe