Como os livros infantis podem ajudar as crianças a um melhor aprendizado?
A leitura é de extrema importância no desenvolvimento cognitivo das crianças. Na fase infantil a forma com que percebem o mundo que os cerca se dá através do imaginário, da associação, do raciocínio.
A leitura proporciona os ingredientes ideais para que esse universo misterioso seja desvendado.
O despertar do hábito da leitura nas crianças começa quando as mamães (ou pais, avós ou quem cuida da criança), desenvolvem o salutar hábito de ler livros infantis para seus filhos na hora de dormir. Não importa quão tenra seja essa idade. Durante esse processo o imaginário infantil fica livre para formar imagens, montar histórias, ver as reações e expressões faciais do contador da história, perceber o mundo até então, como um completo desconhecido.
O primeiro contato direto das crianças com esse inusitado mundo da leitura, se dá através dos livros de colorir, da apreciação das imagens e interação com as mesmas, que como mágica se reproduzem frente a seus olhos propiciando à imaginação viajar em um mundo de conhecimentos sem igual.
A leitura enquanto elemento de ensino
A leitura tem papel fundamental na formação do vocabulário, no desenvolvimento da imaginação, da percepção do elemento lúdico. A infância de uma criança é como um livro em branco que se for bem escrito se tornará um “best seller”.
As mamães devem usar esse período mágico, para não somente desenvolverem em seus filhos o gosto pela leitura, mas também para estimular o aprendizado dos acontecimentos do dia a dia do pequenino ou da pequenina.
Através da leitura ou da observação das imagens em um livro, as crianças podem aprender:
- A diferença entre as espécies
- A forma correta de comer
- Os hábitos de higiene corporal
- A importância da higiene bucal
- As brincadeiras que podem ser desenvolvidas com seus amiguinhos
- O amor pelos animais
- Danças
Como a leitura pode desenvolver o hábito da higiene bucal nas crianças
A higiene bucal, hábito necessário à nossa saúde e de tão difícil aceitação por parte das crianças, pode ser desenvolvida através de livros. Os adultos devem ser mediadores junto às crianças no desenvolvimento do hábito de escovação dos dentes.
A primeira dentição deve ter os mesmos cuidados que a dentição permanente. O ensino deste hábito de saúde deve começar no lar e se estender para as escolas.
Neste contexto os livros adquirem fator determinante, pois através de imagens ou histórias formam no imaginário infantil situações que os acompanharão para a vida toda.
Um livro pode ensinar às crianças, através de suaves histórias, a importância de se escovar os dentes ao acordar, antes de dormir, após as refeições, demonstrando a maneira correta de se efetuar a escovação e infiltrar em sua mente os principais inimigos da boa dentição, demonstrando o que se deve fazer para evitar a tão temível cárie.
A utilização do lúdico com objetivo de ensinar através dos livros
As crianças que ainda não foram alfabetizadas podem ter o gosto pela leitura desenvolvido através de desenhos coloridos e chamativos, bem de acordo com seu universo de fantasia que terão por objetivo instruí-las através de histórias mudas que mostram personagens escovando os dentes, fazendo uma viagem imaginária e assim por diante. Esta descoberta pode ser feita através do meu livro: Golfinho tem dor de dente?
A criação de um personagem infantil cuja função é interagir através da leitura, ensinará a importância dos cuidados com os dentes e a alimentação.
A leitura tem a capacidade de fazer com que o imaginário exerça a função criativa com situações feitas a partir da audição ou da visão desse amontoado de palavras emolduradas por figuras que chamamos de livros. Uma vez despertado o hábito de ler, esse jamais será perdido.
Acesse já o livro Golfinho tem dor de dente? E ofereça ao seu filho a oportunidade de jamais ter problemas com as cáries!