- Amamentação Natural
- Criança Feliz com Amamentação Natural
A amamentação gera o hábito correto de respiração nasal: o ar é aquecido, filtrado e umidificado diminuindo os riscos de doenças alérgicas e respiratórias. Como consequência ocorre melhora do padrão cardio-respiratório. O estímulo simultâneo que é dado às articulações (ATM’s) durante a amamentação promove ainda o avanço da mandíbula (iniciando o processo de correção da distoclusão fisiológica), fortalece a musculatura da face e da boca do bebê, prevenindo futuros problemas na fala e na oclusão dos dentes.
A amamentação é considerada preventiva da má oclusão. É a 1ª fase da mastigação, pois envolve os músculos que irão atuar na função mastigatória.
Por outro lado, a amamentação artificial (mamadeira), estimula posicionamento de língua incorreto e trabalha músculos que podem levar a atresia maxilar. Além disso, existem estudos que acreditam que o leite de vaca utilizado no aleitamento artificial é responsável pela maior gravidade e frequência de doenças alérgicas, contribuindo para o problema da respiração bucal!
O leite de vaca possui proteínas mais pesadas que as proteínas do leite materno.
Funcionam como um estímulo imunogênico e como resposta, teremos: hipertrofia dos tecidos linfáticos (adenóides), aumento de anticorpos circulantes (alergias) e aumento de secreção (muco).