Criança | Criança | Criança |
Estudos apontam uma menor oxigenação cerebral quando se respira pela boca, o que prejudica o aprendizado.
O sono do respirador bucal não é reparador, pois é agitado e entrecortado com pesadelos.
É comum essas crianças apresentarem problemas intelectuais, tais como dificuldade de memorização de novos eventos, alterações da capacidade cognitiva e problemas com aprendizado. Podendo ser danoso o processo de alfabetização e consequentemente da aquisição da linguagem escrita.
Como o nariz não está funcionando adequadamente, o ouvido passa a não ser arejado como deveria. As funções auditivas de localização, discriminação, reconhecimento e organização ficam prejudicadas, favorecendo a certa imaturidade auditiva, impossibilitando ou atravancando o bom desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem.
A criança não consegue prestar atenção durante a aula. É muitas vezes classificada como hiperativa, sonolenta ou dispersa.
Para não dormir em aula, pode apresentar dois tipos de comportamento: inquieto, impaciente e impulsivo ou desatento e sonolento com cansaço e depressão.
O resultado disso é um rendimento muito baixo!
Ainda no ambiente escolar: respirando mal, cansa-se facilmente, não tem disposição para o esporte ou qualquer atividade física.
A socialização com outras crianças pode ficar comprometida, gerando sentimentos de angústia e inadequação.
CROSP 47750